No início dos anos 2000, uma jovem chamada Julie Pottinger começou a publicar uma série de livros que logo começaram a se destacar entre os fãs da literatura romântica de seu país. Embora os livros tenham sido bem recebidos na época de seus lançamentos, muitos não os conheciam até que a plataforma Netflix lançou a série Bridgerton em 2020, e após o sucesso de sua primeira temporada, novos leitores começaram a chegar. Sabemos que pessoas com os mais diversos gostos e às vezes sem ter se aproximado da literatura antes, começam a ler um livro ou série de livros depois de terem alguma adaptação audiovisual. Harry Potter, O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Game of Thrones; o fenômeno não é novo e com Bridgerton aconteceu a mesma coisa. Os leitores do livros bridgerton multiplicaram-se. Julia Quinn é uma escritora americana especializada em romances.
Ela própria é leitora do gênero que cultiva, desde muito pequena. Uma de suas maiores inspirações é a escritora Jane Austen, autora da aclamada obra Orgulho e Preconceito, que também conta com uma primorosa adaptação cinematográfica. Julia, que abandonou a carreira médica para se dedicar totalmente à escrita, conseguiu entrar no mundo literário com seus romances e conquistou diversos reconhecimentos, inclusive tendo aparecido na revista Time em 2003, algo que poucos escritores de romance conseguiram. A obra em questão se passa numa época conhecida como regência, assim chamada porque governou o Príncipe de Gales, quando o monarca inglês Jorge III foi considerado inapto para cumprir as suas obrigações. Os oito livros se passam entre 1813 e 1827, tendo a família Bridgerton como foco principal.
O autor conseguiu criar personagens verdadeiramente cativantes, reais e muito humanos, com os quais muitos se identificam. Ao longo da saga, cada irmão da poderosa e unida família Bridgerton será o centro de um dos livros. Os nomes desses oito descendentes são: Anthony, o atual Visconde Bridgerton, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. À medida que avançamos na saga, testemunharemos o brilho, as esperanças e as ansiedades deles e de seus respectivos interesses amorosos; e certamente poderemos nos divertir e nos emocionar na mesma medida. Estes são os oito livros em ordem de aparecimento e leitura: DUKE E EU (Daphne e Simon): Daphne Bridgerton está cansada de que pessoas solteiras a vejam como uma boa amiga e não como uma esposa em potencial. Simon Basset, duque de Hastings, só quer passar despercebido na alta sociedade londrina e fugir das mães desesperadas que o querem como marido para suas filhas. Uma vez que se conhecem, desenvolvem o plano com o qual acreditam que serão capazes de resolver os problemas. Ambos simularão um namoro, o que colocará ela na mira dos solteiros, e ele longe das mães que procuram um genro.
VISCONDE QUE ME AMA (Anthony e Kate): Anthony, o novo Visconde Bridgerton, está determinado a encontrar uma esposa. Ele não quer esperar muito, porque sabe que a vida é uma brisa. Então ele decide que Edwina Sheffield será a nova viscondessa. A única que se opõe é Kate, a irmã mais velha de Edwina. Ela procurará por todos os meios manter a irmã longe de um homem que ela considera indigno.
UM PERFEITO CAVALHEIRO (Benedict e Sophie): Sophie Beckett vive o improvável, participando de uma das festas organizadas pela família Bridgerton. Sua madrasta a trata há anos como alguém inferior, por isso ela está disposta a aproveitar e aproveitar ao máximo a oportunidade. Tudo sai melhor do que o esperado, na pista de dança ela conhece Benedict Bridgerton, que pode se tornar o príncipe encantado de sua história.
OS SEGREDOS DE COLIN BRIDGERTON (Colin e Penelope): Penelope Featherington se apaixonou por Colin Bridgeston, mas ele não a amou de volta. Depois de longos anos amando-o à distância, ela descobre um segredo dele que a fará se perguntar se ela realmente o conhece.
PARA SIR PHILLIP, COM AMOR (Eloise e Phillipe): Eloise criou em sua mente uma imagem de Phillipe, o homem por quem ela vem se apaixonando através de cartas. Mas a realidade pode ser algo diferente da fantasia.
CONDE ENFEITIÇADO (Francesca e Michael): Michael descobre Francesca Bridgerton no dia em que ela se casa com seu primo John. Ele imediatamente soube que a amava e também que seu amor não poderia existir. No entanto, o futuro é sempre incerto.
UM BEIJO INESQUECÍVEL (Hyacinth e Gareth): Gareth encontra um antigo diário de família escrito em italiano. Ele não conhece esse idioma, então, para revelar os segredos escritos, precisará da ajuda de Hyacinth. Lendo após a leitura, eles descobrirão muito mais do que o antigo caderno contém.
A CAMINHO DO ALTAR (Gregory e Lucy): Gregory Bridgerton acredita no amor, e acredita que seu amor é Hermione Watson. O problema é que ela está apaixonada por outro homem. Sua amiga Lucy, que já está noiva, não deixará a amiga perder a oportunidade de estar com o cobiçado caçula da família Bridgerton, mas suas repetidas tentativas a levarão por um caminho que ela não esperava encontrar.
Toda a série Bridgerton é uma maravilha que ninguém deveria deixar passar. A série televisiva só é superada pela obra que a inspira.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor