O que é capelania

Você sabe o que é Capelania? Já ouviu falar? A Capelania é a ação de líderes religiosos, geralmente cristãos, em setores públicos externos e internos como hospitais, cadeias e escolas e instituições como os militares. 

O capelão é uma pessoa que atua em um papel de autoridade religiosa e oferece aconselhamento, orações e auxílio para pessoas em situações de risco e que pedem ajuda. 

Esta é uma pessoa que faz a realização de visitas a pessoas acamadas em hospitais, em residências e a presos nas cadeias.

O capelão pode fazer pequenos cultos e orações, contribuindo para auxiliar pessoas em suas necessidades e dificuldades, sejam elas espirituais ou social. 

Neste artigo, falaremos sobre a Capelania e sua importância para a sociedade e auxílio das pessoas como um todo. 

O que é a capelania?

Capelão é uma palavra de origem francesa, chapelain, e se refere a um ministro religioso, geralmente cristão, que possui autorização tanto eclesiástica e até mesmo de graduação, para prestar assistência social.

Esta é uma pessoa que pode atuar em igrejas, mas principalmente fora dela, auxiliando grupos e pessoas prestando todo tipo de assistência, principalmente com fim religioso/espiritual.

A capelania iniciou-se segundo a história, no ano de 336 d.C em uma pequena cidade na Itália. 

Na época, a região era dominada pelos romanos e um jovem por nome de Martin de Tours se converteu ao cristianismo, porém a religião ainda era vista como pagã ou clandestina, o que fez com que Martin sofresse perseguição.

Aos 18 anos Martin se tornou militar e como tal e cristão confesso, se tornou em um jovem bondoso que ajudava as pessoas, independentemente de sua situação. 

A palavra Capelania provém do latim Cappellani, derivada de outra palavra do latim cappa e tem tanto a designação para capa de vestir como de Capela, ou seja, uma tenda, lugar para oração. 

Essa palavra foi a escolhida para denotar a capelania, por causa de um dos feitos mais conhecidos de Martin, que foi dar sua capa militar que o aquecia no frio europeu para um mendigo. 

Tal atitude fez com que Martin iniciasse uma revolução no militarismo da época e reverberando no futuro, de modo que depois que o cristianismo se tornou uma religião aceita, a capelania cresceu e avançou nos séculos seguintes.

A princípio, a capelania se fortificou significativamente na Inglaterra, sendo mantida pelos antigos monarcas e posteriormente ela passou a ser exercida por padres e pastores, inclusive protestantes. 

Atualmente não existe uma fonte segura do número de capelães no Brasil e no Mundo, já que hoje além da igreja Católica, igrejas evangélicas, batistas e presbiterianas também possuem autorização para preparar capelães. 

Como é a atuação do Capelão? Atribuições, salário e profissão no mercado

A capelania se destaca como um serviço pastoral levado a sociedade em suas diferentes formas e normas. Os tipos de capelania, são:

  • Capelania Militar: A capelania militar é exercida por militares e estes dão auxílio religioso espiritual aos militares em serviço ou alocados em quartéis;
  • Capelania hospitalar: Neste caso, os capelães podem atuar em hospitais, pronto-socorro, postos de saúde e auxiliam com conforto e orações a pessoas acamadas e seus familiares;
  • Capelania Escolar/Universitária: Atuam em capelas dentro de escolas e universidades com auxílio espiritual e eventos de caráter religioso;
  • Capelania Institucional: Auxílio religioso em locais como abrigos e orfanatos, além de asilos e sanatórios;
  • Capelania Carcerária: Os capelães atuam na orientação espiritual e religiosa dentro de presídios, delegacias e junto a família dos encarcerados.

Assim, o capelão pode atuar em inúmeros locais que vão além das bases militares, hospitais, escolas e presídios como creches, internatos, cemitérios, sindicatos, instituições públicas e privadas, quando convidados.

O capelão deve estar pronto para agir em auxílio a pessoas em situações de risco como em casos de terremotos, maremotos, inundações, acidentes, guerras e catástrofes em geral. 

A principal missão do capelão é levar a Cristo e sua palavra as pessoas, mas indo além de um missionário, ou seja, não sendo um mero evangelista, mas oferecendo ajuda, inclusive social aos mais necessitados.

O capelão deve ser uma pessoa pronta para ouvir as dores alheias e consolar as pessoas, dando suporte religioso e emocional. 

Esta é uma área que pode ser exercida profissionalmente, mas é mais conhecida como um trabalho voluntário.

Para exercê-la de modo profissional, além de ter o conhecimento e regulamentação com certificação para atuar como capelão, a pessoa deve ter conhecimento teológico de nível técnico ou graduação.

De preferência, o capelão ou capelã deve ter conhecimento em ministério pastoral e ter um perfil altruísta, ágil e com espírito de liderança. 

Deve ser uma pessoa de mente aberta para lidar com inúmeras situações e pessoas em suas abordagens e ser comunicativo, criativo e motivado em solidarizar-se pelo próximo.

O capelão pode atuar profissionalmente ligado a uma instituição religiosa como a igreja Católica ou protestante, ou mesmo atuar por conta própria. 

O salário médio de um capelão é de R$ 4.300,00 e este pode atuar apenas como capelão ou ter outra ocupação como é o caso de pastores congregacionais e militares que atuam nas duas frentes. Fonte da Glassdor

Como se tornar em um Capelão?

Segundo a Ordem dos Capelães do Brasil-OCB, para se tornar em um capelão não existe distinção de gênero, de raça, etnia, ideologia política ou mesmo religião. 

Até mesmo pessoas de outras religiões não cristãs podem se tornar capelães. Atualmente no Brasil, a capelania possui regulamentação por lei. 

A lei 9.982 de 14/07/2000, estabelece que capelães estão livres a adentrarem hospitais, escolas, presídios e rede pública e privada com a intenção de oferecer atendimento religioso e assistência social. 

É possível fazer cursos de capelania com credenciamento e até mesmo a graduação. 

Na faculdade, o capelão se especializa em Teologia e pode buscar especialização na capelania e atuando como um pastor e ministro itinerante. 

Para entender melhor esse assunto, faça o curso Capelania Geral. Nele, você aprenderá sobre assistência socio-espiritual, capelania evangélica, capela e muito mais!

Curso de 20 horas de carga horária e 12 aulas de nível básico. Curso com opção de certificado. Matricule-se já e alcance seus objetivos profissionais! 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.