O CRM é uma das estratégias de relacionamento com cliente com maior chance de sucesso.
No CRM, é criado um sistema de ferramentas que faz a análise de todas as informações possíveis dos clientes nos bancos de dados e facilitando a forma como deve ser a abordagem com cada um deles.
Através desse sistema, fica mais fácil oferecer aos clientes somente o que eles precisam e querem de verdade, desde os melhores produtos, preços e promoções, além de corte de custos e processos mais eficazes.
Para saber mais sobre o assunto, confira tudo nesse post e como você pode implementar o sistema CRM em seu negócio, independentemente do tamanho dele. Confira.
O que é CRM?
CRM é a sigla para as palavras em inglês Customer Relationship Management, em bom português, Gestão do Relacionamento com o cliente.
O CRM é um mix de estratégias de prospecção e manutenção de clientes, que visa armazenar em um só sistema, todas as informações de um cliente e ter uma base mais eficaz para abordá-lo da maneira certa e garantir vendas.
A ideia de CRM foi desenvolvida na década de 1970, mas foram nas duas décadas seguintes que sistemas começaram a ser pensados com essa finalidade para negócios.
A popularização do sistema se deu a partir de 1997, mas somente nos anos 2000 que houve a integração com sistema de gestão empresarial e a automatização de processos começaram a surtir o efeito desejado e muito similar ao de hoje.
Através do CRM, os profissionais de marketing e comercial conseguem ter acesso a uma base de clientes tanto fixos quanto transitórios e até mesmo potenciais, com dados mais completos e maiores chances de conquistar esses clientes.
É importante frisar que existe o Sistema CRM e as estratégias de CRM, e ambas são faces da mesma moeda, porém, coisas diferentes.
O Sistema CRM reúne ferramentas e softwares que são projetados para automatizar várias práticas de interação com clientes.
Assim, o sistema pode fazer o armazenamento de clientes, análise de dados da empresa, entre outras funcionalidades.
Já as estratégias de CRM são os aprimoramentos do relacionamento com o cliente, utilizando do sistema para atender e satisfazer o cliente, coletando e analisando informações, além de oferecer melhores serviços e produtos.
Alguns exemplos de estratégias de CRM são processos de vendas mais ágeis, alinhamento dos departamentos de marketing e vendas, melhoria no aumento de conversão de leads, dentre outros.
O CRM hoje é indispensável em uma empresa, até mesmo sendo viável para micro negócios que estão iniciando. Veja sua real importância a seguir.
Qual a importância do CRM para as empresas?
O principal objetivo de um CRM é melhorar a relação entre empresa e clientes, facilitando e agilizando esse processo, garantindo melhor faturamento e oportunidades de negócios.
Veja algumas das vantagens de um sistema e estratégias de CRM em sua empresa para alavancar seu empreendimento:
- Melhora a compreensão em relação aos desejos do cliente
O CRM tem por princípio, melhorar o relacionamento cliente e empresa, dando a empresa todos os dados e pontos importantes sobre a clientela, de modo a entregar os melhores benefícios, desde preço, qualidade e exclusividades.
Com esse sistema, é possível saber o que exatamente o cliente espera da empresa, quais são seus desejos e o histórico de compras, para dar a ele somente o que realmente se interessa.
- Aumento das vendas
Com o CRM é possível aumentar significativamente as vendas de um produto, inclusive, controlando a primeira venda, grandes quantidades e até mesmo compras recorrentes.
Para cada estilo de compra, existe um CRM dedicado com uma estratégia que beneficia aquele cliente, sendo uma excelente oportunidade de crescimento do faturamento.
- Ajuda na identificação de novas oportunidades
Outra grande vantagem que o CRM oferece, é a possibilidade de analisar e observar quais as necessidades a mais que seu cliente precisa e que você pode suprir.
Além disso, ter contato com novos clientes e dar a eles mais vantagens e benefícios que a concorrência, conquistando seu nicho de mercado.
- Tudo organizado em um só lugar
O CRM facilita o dia a dia dos profissionais de marketing e vendas, que tem a disposição todas as informações necessárias sobre os clientes, agilizando a forma de abordagem para promover mais vendas convertidas.
- Mais produtividade
A produtividade aumenta significativamente, já que os processos são mais ágeis e precisos e tudo automatizado, auxiliando o empreendedor a focar em outras frentes.
O CRM ainda melhora o atendimento com o cliente e fornecedores, dá uma visão ampla e previsível das próximas semanas ou meses e auxilia o empreendedor nas tomadas de decisão.
A seguir, veja algumas estratégias de CRM que são vitais para fazer seu negócio girar e obter o ganho e crescimento que necessita.
3 estratégias de CRM para o sucesso do seu negócio
- Funil de vendas– Nessa técnica, os vendedores guiam o cliente em uma jornada de compra que vai desde chamar sua atenção até reforçar seus desejos e por fim, converter a compra com segurança;
- Atendimento excelente– Quando o atendimento ao cliente é feito com qualidade e no momento certo, atendendo bem ao cliente, cria-se um relacionamento mais estreito e fiel com ele, de modo a dificilmente perdê-lo para concorrência;
- Alinhamento dos departamentos de marketing e vendas– O alinhamento destes dois departamentos é fundamental para que ambos conquistem mais vendas e mantenham o cliente interessado nos produtos e serviços da empresa.
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Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
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