Melhor para o governo, menos burocrático para o empresário e mais transparente e seguro para o empregado, o E-social garante a essas 3 hierarquias, a tranqüilidade de todas obrigações trabalhistas estarem em dia em relação ao empregado e dando ao empresário menos custos e perda de tempo, com documentos e tributos que antes geravam dúvidas, lentidão e custos a mais.
O E-social é uma plataforma online do governo que veio para simplificar a vida das empresas, seja de grande porte e até aquelas bem pequenas, mas que não podem perder tempo para continuarem a crescer. Neste artigo, entenda o que é E-social e como funciona essa plataforma para sua empresa.
O Que É E-Social?
Ministério do trabalho, INSS, Receita Federal e Caixa Econômica Federal, são as empresas estatais que juntas estabeleceram a ideia do E-Social. Basicamente o E-Social é uma plataforma online que empresas do país todo conseguem de forma segura, rápida e sem burocracia, lançar todos os processos e obrigações fiscais de empregados e manter seus direitos assegurados e a empresa ativa e regular.
O E-Social é obrigatório para pessoa jurídica, inclusive MEI, além de pessoa física que tenha empregado doméstico registrado. O E-Social simplifica o que antes era burocrático e que gerava dúvidas e perda de tempo, como obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.
Pelo E-Social processos que eram feitos por formulários e bastante oneroso como recolhimento de FGTS, admissões e demissões, além de folha de pagamento, são feitas todas pela plataforma e como é centralizada em um só lugar, acaba sendo mais simples, rápida e diminui os custos e tempo perdido para investir ainda mais no negócio.
As 15 Obrigações Que Contemplam O E-Social
O E-Social contempla a solução de 15 obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
- LRE – Livro de Registro de Empregados;
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho;
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais;
- CD – Comunicação de Dispensa;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
- Folha de pagamento;
- PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Folha de pagamento;
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS;
- GPS – Guia da Previdência Social.
Vantagens Do E-Social
Com o E-Social, o empregador faz todo o lançamento das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de seus empregados, em um só lugar de forma online, ágil e muito mais simples, além de não ter necessidade de outros programas. Tudo em um único lugar e com menos burocracia.
Para todas áreas profissionais como engenheiros, medicina do trabalho, cozinheiros, comerciantes, pequenos e grandes empresários, o E-Social é a ferramenta online mais simples, rápida, que oferece uma gama de facilidades em um único lugar e o melhor com menos burocracia. Acesse já!
Quer aprender mais sobre E-social matricule-se em nosso curso gratuito clicando aqui
[kkstarratings]
Sobre o Autor