Crescimento e inovação são alguns dos objetivos para o desenvolvimento de uma empresa. A internet das coisas, ou Internet of Things (IoT), que na verdade existe a muito tempo, tem sido amplamente utilizada na maioria das organizações.
O avanço da tecnologia tem permitido o uso desse sistema e as possibilidades de novos insights são infinitas para que as empresas se tornem cada vez mais conectadas e consigam ampliar os trabalhos do dia a dia.
Definição de IoT
IoT é um sistema de dispositivos e sensores que se interconectam, com o objetivo de coletar informações e compartilhá-las. Quando eles estão ligados à internet, tanto empresas como indivíduos conseguem estar mais próximos de tendências e padrões.
Esse tipo de tecnologia conecta diversos dispositivos, desde aparelhos do cotidiano, como cafeteiras, panelas de arroz, lâmpadas ou smartphones, até sistemas CFTV mais complexos ou veículos industriais.
Essa tecnologia faz com que os objetos se comuniquem entre si e troquem informações. Por exemplo: um agricultor pode usar sensores IoT em suas máquinas agrícolas para monitorar o crescimento das plantações na fazenda.
Ou o departamento de trânsito de uma cidade pode fazer uso de semáforos inteligentes, reduzindo o congestionamento, facilitando o tráfego dos veículos.
As possibilidades do uso da IoT vão além do que se pode imaginar, e podem transformar indústrias, uma clínica de oftalmologista para cachorro, como também a área de marketing em uma empresa.
Conforme as organizações passam a adotar esse sistema, o potencial para mais inovação e crescimento aumenta consideravelmente.
Como a Internet das Coisas surgiu?
Ela foi mencionada pela primeira vez em 1999, através do cientista Kevin Ashton, que criou esse termo para descrever a rede que faz conexão entre os objetos do mundo físico com a internet.
Porém, apenas recentemente esse tipo de tecnologia tornou-se realidade, ao realizar a conexão por meio de redes sem fio, ou seja por meio do wifi.
O wireless, então, permite que hoje os dispositivos sejam conectados à internet sem o uso de cabos ou fios, para que o cliente possa realizar a compra de uma pasta executiva porta notebook personalizada, online, sem ir até uma loja física.
Depois da chegada da internet 5G, esse sistema tornou-se ainda mais propício, para que os usuários aderissem a todas as possibilidades que a IoT tem para oferecer, porque o 5G tem maior capacidade na transmissão de dados e conexões.
Tudo isso acontece de maneira instantânea, automática e sem delay, e a velocidade é bem maior, diferentemente das internets menos velozes, como por exemplo a 4G.
Além disso, o progresso dos sensores e o poder de computação, ainda possibilitam que os objetos mais simples consigam se conectar à internet e coletem dados, como no caso do smartphone.
Através de diversos sensores instalados no aparelho, é possível identificar a localização de uma loja de móveis luxo e a temperatura e o nível de umidade dentro de casa, por exemplo.
Portanto, é evidente que a internet das coisas está revolucionando não apenas as empresas, mas também a forma como as pessoas interagem com o mundo e entre si, estejam elas onde estiverem.
Como funciona a internet das coisas?
A internet das coisas é um sistema de dispositivos e sensores interconectados, por meio da internet, e cada dispositivo funciona como um sensor, por meio de um chip ou software instalado, que conseguem coletar e compartilhar dados com outros aparelhos.
Os dados coletados por esses dispositivos podem ser usados para monitoramento e controle do ambiente, na identificação de tendências e melhorando a eficácia operacional de uma máquina de limpeza de piso de ardósia, por exemplo.
Outro exemplo: uma empresa de distribuição de água, que utiliza dispositivos IoT, pode coletar informações sobre consumo nas operações que realiza, utilizando esses dados para otimizar a distribuição da água com mais propriedade.
Considerando um e-commerce, o acesso à essa nova tecnologia pode tornar o fluxo de compras dos consumidores melhor, otimizando o layout da loja, para que esse novo design promova uma experiência mais agradável para quem visita o site.
Já uma empresa de demolição de galpão pode se beneficiar desse sistema, quando o utiliza para acompanhar o trabalho dos colaboradores, alertando para possíveis acidentes e indicando a melhor forma de realizar o trabalho, sem prejuízos ao cliente.
A importância da internet das coisas
Através da IoT, é possível conectar o mundo real com o virtual para criar essa conexão, que por sua vez é capaz de modificar o dia a dia da sociedade, como também a rotina de trabalho nas empresas de todos os segmentos e portes.
Focando nas organizações, o ambiente empresarial tanto quanto o industrial, percebem várias vantagens, tais como:
- Eficácia na produtividade;
- Diminuição de custos;
- Desenvolvimento de novas estratégias de marketing;
- Ganhos competitivos diante da concorrência.
Quando os sensores e dispositivos de rastreamento são instalados em equipamentos e produtos dentro das empresas, eles conseguem coletar informações em tempo real, que são usadas para a melhoria nas operações.
No setor varejista, por exemplo, existe a possibilidade de usar os dados coletados para fornecer serviços e ofertas personalizadas de calandra em tubo, rastreando os níveis de estoque dessa máquina.
Portanto, a IoT é uma tecnologia que gira em torno das possibilidades e das vantagens que podem ser oferecidas para os clientes e para a sociedade como um todo.
Estima-se que em torno de 47% das empresas na América Latina estão implementando a IoT e cerca de 35% ainda pretendem investir em projetos dessa nova tecnologia, e eles aumentam dia após dia.
Monitorar o comportamento dos filhos e o local onde eles decidem passar as férias, por exemplo, também é uma das vantagens que a IoT proporciona aos pais que não podem estar junto a eles nesse momento.
A IoT tem grande potencial no marketing digital nas empresas, pois trabalha com o rastreamento do comportamento do consumidor, podendo com isso direcionar anúncios de camiseta de academia personalizada que realmente lhe interesse.
Além disso, com a IoT a empresa é capaz de fornecer aos profissionais um feedback em tempo real sobre as campanhas realizadas e essas informações podem ser utilizadas para melhorar futuras estratégias, conquistando melhores resultados.
Outro aspecto positivo da IoT é que ela ajuda as empresas a terem acesso a uma grande variedade de comportamento dos consumidores, podendo, a partir dos dados coletados, criar campanhas mais eficientes, por exemplo.
A internet das coisas ainda pode ser usada para criar novos produtos e serviços para o público-alvo, para que as experiências dos clientes sejam as mais diferenciadas, pois ela coleta dados dos comportamentos e os analisa.
Ainda é possível, também, por meio da Internet of Things, aproximar o cliente e a empresa muito mais, fazendo com que o relacionamento entre ambos seja mais forte e duradouro atuando na fidelização do cliente e trazendo resultados no longo prazo.
São muitos os pontos positivos que a IoT oferece, inclusive, com relação ao meio ambiente, reduzindo o consumo de energia, por exemplo, quando as luzes são automaticamente desligadas quando não estão sendo utilizadas.
A IoT auxilia as empresas a gerenciarem os recursos com mais eficácia, reduzindo o desperdício de matéria-prima, extremamente importante diante da escassez de materiais que muitas vezes ocorre em determinados períodos.
Várias marcas de produtos muito conhecidos no mercado já utilizam essa nova tecnologia, criando carros autônomos, aprimorando o atendimento ao cliente ou até mesmo lançando novos sabores para seus produtos.
Considerações finais
A internet das coisas baseia-se na interconexão digital entre diversos objetos com a internet, desde os mais simples e usados no dia, até os mais complexos e nas empresas ela consegue otimizar os trabalhos ou criar novos produtos ou serviços.
Essa nova solução tecnológica impacta de forma positiva o marketing digital dentro das organizações, porque além de permitir maior conhecimento do público-alvo, ainda melhora o relacionamento com o cliente, contribuindo na melhoria das estratégias.
Com a IoT, principalmente depois da chegada do 5G, qualquer empresa, independentemente do porte ou do nicho de atuação pode se beneficiar dessa nova maneira de trabalhar, unindo o mundo real ao digital.
A internet das coisas tem sido utilizada cada vez mais entre as empresas e muitas delas, que ainda não utilizam esse sistema, já pensam em investir nesse processo, que na verdade, traz inúmeros benefícios, como maior eficiência na produtividade.
Sem contar o fato, de que a IoT aumenta a competitividade das empresas no mercado concorrente, porque a cada nova solução e inovação, elas se destacam mais e mais diante dos consumidores.
Sendo assim, a Internet das coisas é importante para empreendimentos de todos os segmentos e tamanhos, auxiliando a empresa a se posicionar no mercado e fidelizando o cliente desses segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Quer aprender mais sobre a Internet das Coisas? Matricule-se em nosso curso gratuito clicando aqui.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor
0 Comentários