Marketing de Afiliados

Você já ouviu falar em Marketing de Afiliados? Essa é uma das práticas do marketing digital que mais dão resultados e apesar de não ser uma estratégia nova, ainda é muito importante e válida para o mercado online.

Através da venda de infoprodutos, o afiliado de um produto digital pode ganhar comissões bem interessantes em cima de cada venda, e quanto mais produtos digitais vender, mais ganhará. 

É uma prática legal, rentável e bem simples de fazer, porém para se dar bem nesse mercado, é preciso saber como chegar no seu público-alvo, vender e fazer a pós-venda, obtendo boas considerações dos compradores para continuar no topo.

Para saber mais sobre o assunto, preparamos um guia rápido e super necessário. Confira e veja como se tornar um afiliado promissor nesse mercado. 

Marketing de Afiliados: O que é e como funciona?

O Marketing de Afiliados é a comercialização de produtos digitais através da internet e para uso exclusivamente online, onde parte dos valores pode ser direcionado total ao produtor ou comissionado em porcentagem para um revendedor.

Esse tipo de marketing digital integra 3 pessoas diferentes: o produtor, ou seja, o criador do infoproduto, o afiliado que faz a divulgação e revenda e o cliente final.

Geralmente os infoprodutos são vendidos através de plataformas especializadas nesse tipo de comercialização, como é o caso da mais conhecida, a Hotmart, além da Monetizze, Kiwify e Eduzz. 

Para ganhar dinheiro com o marketing de afiliados, é preciso escolher uma das 4 formas de divulgação possíveis, que são elas:

  1. Custo por clique (CPC)- O custo por clique é quando o afiliado ganha toda vez que seu link ou banner de divulgação é clicado.

Nessa modalidade, mesmo que o cliente fechar uma compra, o afiliado só receberá pelos cliques. 

  1. Custo por ação (CPA)- O custo por ação paga o afiliado quando ações são executadas e finalizadas.

Essas ações podem ser desde o preenchimento de formulários ou cliente baixando um e-book, por exemplo. 

  1. Custo por mil impressões (COM)- O custo por mil impressões, como o nome diz, paga afiliados com valores já pré-fixados a cada mil vezes que é exibido o anúncio.
  2. Custo por venda (CPV)- O custo por venda é um pagamento de comissão quando um cliente finaliza uma compra. 

Importante enfatizar que as 4 modalidades só podem ser feitas individualmente, ou seja, não é possível participar das 4 ao mesmo tempo em um mesmo infoproduto.

O Marketing de afiliados é uma maneira muito rentável, quando feita corretamente, para ganhos extras ou mesmo um negócio de sucesso. Confira a seguir as principais vantagens. 

Quais as vantagens do Marketing de Afiliado?

O marketing de afiliado possui várias vantagens interessantes que fazem dele um investimento muito benéfico para quem quer ganhar dinheiro online legalmente:

  • Baixo risco

Primeiramente, o marketing de afiliado oferece baixíssimo risco, ou seja, as chances de ganhos são reais e constantes e praticamente sem perdas financeiras. 

Isso significa que você não precisa investir dinheiro ou nenhum valor para ter ganhos de verdade nesse marketing digital. 

  • Trabalho mais flexível

Para pessoas que trabalham online, o marketing de afiliados é a melhor opção, já que você só precisa focar nas estratégias e tipos de afiliação e sua diversidade, até mesmo, futuramente, investindo no desenvolvimento dos próprios produtos.

Você não precisa trabalhar fora, ter horários apertados, mas sim, mais qualidade de vida e tempo para outras atividades. 

  • Sem necessidade de criar infoprodutos

Se você não pensa em criar infoprodutos para o mercado digital, mas apenas vender o que outros produtos criam, essa é uma boa forma de ganhar dinheiro sem ter que fazer muitos investimentos. 

  • Renda extra ou renda principal

Muitas pessoas veem o marketing de afiliados como renda extra, mas sabendo como fazer as estratégias certas, é possível criar um pequeno negócio que dará uma renda passiva a médio e longo prazo, se tornando, inclusive, uma renda principal. 

Mas, afinal, existe desvantagens? Se você busca uma forma de receber dinheiro rapidamente, o marketing de afiliado não é para você, pois os ganhos podem demorar um pouco para chegar.

É importante que você saiba que no início, os ganhos podem ser baixos e imprevisíveis, por isso é importante focar em boas estratégias e diversificação de modalidades de afiliação para ter melhores chances de receber mais.  

Outro ponto é que é necessário ter conhecimento básico em publicidade, em marketing de conteúdo, SEO e outras práticas online de marketing que ajudam a ganhar mais dinheiro. Para entender melhor sobre elas, veja o próximo tópico.

Quais as melhores estratégias para começar no Marketing de afiliado e ser um sucesso?

  • Uso de email-marketing

Essa é uma prática ainda muito usual, pois através do e-mail, é possível enviar semanalmente mensagens especiais para seus contatos e mantê-los informados sobre os produtos que você disponibiliza.

  • Criação de links de afiliados e landing pages

Que tal criar links de afiliados e montar uma página de landing page para vender esses produtos? É uma maneira inteligente de direcionar seus clientes para o produto e informá-lo de como aquele item pode auxiliá-lo.

  • Criação de conteúdo de qualidade

Pode ser textos para e-book, vídeos para redes sociais ou redação para blogs, são formas de interagir e guiar os clientes para os infoprodutos que deseja vender.

  • Criação de anúncios para redes sociais

Outra maneira de vender inforprodutos e com links de afiliados é através das redes sociais. Crie anúncios envolventes que desperte o interesse e faça essas vendas online pelas principais redes sociais do mercado. 

Muito legal como o Marketing de afiliado é estimulante para o mercado digital, não é mesmo? Que tal começar a investir seu tempo nessa modalidade e começar a ganhar dinheiro?

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Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.