Em tempos que projetos precisam de entregas mais rápidas e precisas, os métodos ágeis são uma forma de agilizar processos enquanto analisa cada ciclo de entregas, garantindo mais qualidade e projetos melhores.
Em busca do aumento da produtividade, empresas tem implantado a metodologia ágil como uma forma de garantir que seus projetos tenham a mais alta qualidade com foco no cliente final.
Os métodos ágeis têm sido uma cultura muito aplicada e discutida, utilizada em inúmeros setores e portes empresariais.
Para a implantação desse método, é preciso que a empresa siga alguns critérios que quando seguidos corretamente, melhoram os resultados do negócio.
Confira neste artigo todas as informações sobre o que são os métodos ágeis, seus benefícios e como implantar em sua empresa e projetos.
O que são métodos ágeis?
Baseado na chamada Cultura Ágil, os métodos ágeis são metodologias que buscam gerir projetos otimizando os processos e fracionando entregas, de modo a garantir a qualidade com foco no cliente.
A Cultura Ágil é um ideal, um conjunto de práticas e comportamentos empresariais que forma impulsionados pela transformação digital.
Na metodologia ágil, o cliente tem mais liberdade para opinar e participar de todo processo do produto, serviço ou promoção de sua marca.
Além disso, a empresa tem mais flexibilidade nesse processo, o que torna tudo mais fácil e rápido, inclusive, tornando o planejamento mais preciso e com melhorias constantes e correções mais assertivas.
Esse tipo de método se tornou conhecido a partir de 2001 e se tornaram usuais nas empresas em contrapartida ao planejamento em cascata, uma metodologia com sequência e desenvolvimento linear, mais rígida e com prazos apertados e tradicional.
Quais características e benefícios dos métodos ágeis para as empresas?
Conhecendo o que são as metodologias ágeis, enfatizamos suas características e que diferem de outros métodos mais convencionais:
- Flexível as mudanças e adaptações;
- Deixa as equipes mais autônomas;
- Colaboração total e entrega fracionada com mais qualidade e de valor.
Ao contrário do método em cascata, citado anteriormente, o método ágil busca trabalhar em ciclos interativos, ou seja, possui interações fracionadas que são mais fáceis de controlar e analisar.
Basicamente, o método ágil é baseado em 4 pontos:
- Inspeção– Na inspeção, se inicia a execução do projeto e define as entregas por ciclos e tipo de produção, sendo analisado cada implementação;
- Adaptação– Na adaptação, é viabilizado todas as ferramentas e colaboração do time e cliente;
- Correção– Aqui, são analisados erros e mudanças de rota ao longo do processo, algo que a metodologia ágil possibilita e torna os projetos mais engajados e com menos erros;
- Entrega total– Entrega do todo ao cliente, que por participar de cada etapa, tende a estar mais familiarizado e satisfeito com o projeto e processos feitos.
Com isso, as empresas que fazem uso dessa metodologia conseguem ser mais rápidos e assertivos, e prontos para novos projetos e entregar mais valor aos clientes e consumidores finais.
Os benefícios dos métodos ágeis são inúmeros:
- Clientes mais satisfeitos, já que acompanham tudo desde o início e podem opinar e entender o processo de construção do projeto;
- Equipes mais motivadas;
- Melhoria dos serviços e produtos oferecidos;
- Identificação de erros e problemas com mais rapidez;
- Economia de custo e tempo.
O interessante desse tipo de método é que ele pode ser implantado em qualquer tipo de negócio, segmento, tamanho e setor.
Pequenos empreendedores, por exemplo, podem se beneficiar muito com a agilidade dos processos e ganhar tempo e economia de custo frente a concorrência.
Agora que você compreendeu como a metodologia ágil tem sido eficaz para negócios, veja como implementá-la em sua empresa.
Como implementar o método ágil nos projetos empresariais?
Para que os métodos ágeis entrem em vigor em sua empresa, é preciso passar por um tempo de mudança e adaptação, principalmente em empresas tradicionais ou que não mudam seus processos há muito tempo.
Negócios que implantam essa metodologia, tendem a ser exponenciais e com crescimento mais amplo e significativo por mais tempo.
Existem vários tipos de ferramentas e métodos que são métodos ágeis e perfeitos para qualquer empreendimento aderir. Confira a seguir:
Kanban
Desenvolvido pela Toyota na década de 50, Kanban é uma palavra japonesa que significa cartão, e, basicamente, consiste em uma referência de cartões que demarcam e acompanham o andamento de um projeto.
É dividido em 3 colunas: a primeira é a Fazer, e nela estão todas as tarefas a serem feitas. A segunda coluna é o Andamento, e consiste nas tarefas que estão em execução. Na última, está a coluna conclusão, ou seja, todas as tarefas feitas.
Quando compartilhado com a equipe e clientes, fica claro o funcionamento do projeto e traz mais transparência.
Design Sprint
Para projetos que precisam de ação rápida, esse é um método ágil muito eficiente. Nele, a ideia é resolver o problema do cliente em 5 dias, começando pela Unpack, apresentando o problema, depois fazendo a Sketch, ou seja, começando a execução.
Depois é hora do Decide, quando é feito votações para definir os caminhos mais relevantes. Por fim são feitos os protótipos e os testes.
XP- Extreme Programming
Desenvolvido por profissionais da programação, o XP é dividido em 4 etapas: planejar, projetar, codificar e testar.
Assim, inicia-se entendendo a dor do cliente e iniciando o projeto, desenvolvendo o que ele precisa.
A partir daí é escrito os códigos e por fim é feito o teste para garantir seu funcionamento perfeito.
Apesar do cliente não participar de algumas etapas diretamente, está em contato total com os profissionais e isso dá mais confiabilidade para a qualidade do projeto final.
Curso Métodos Ágeis grátis e online da Unova Cursos
Mais ágil, flexível e produtivo, você precisa entender como os métodos ágeis são o futuro das empresas de alta performance e para fazer parte delas, qualificação é fundamental.
Com o curso Métodos Ágeis, aprenda o que é, suas funcionalidades e benefícios, as vantagens para o negócio e pontos para começar a implementar em seus projetos.
Curso 100% online e gratuito, com opção de certificado válido e aceito em todo país. Cursos livres de curta duração e perfeitos para enriquecer seu currículo e deixá-lo mais completo.
Mude de vida e alcance seus objetivos profissionais e acadêmicos com os cursos grátis online UNOVA Cursos.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor
1 Comentário
[…] Outra ferramenta muito interessante para organizar o tempo é utilizar a técnica Kanban. […]