alunos inteligentes se preparam e passam nos exames

Muitos de vocês já devem ter ouvido um ditado popular: “Trabalhe de maneira mais inteligente, não mais difícil.” A mesma ideia é a aplicação de alunos inteligentes na preparação para os exames teóricos.

Em vez de preencher centenas de páginas, eles adotam métodos e estratégias eficazes para se preparar e passar no exame final. Se você também quiser fazer o mesmo, continue lendo este blog até o fim.

Valerá a pena ler!

Compreendendo os requisitos do exame

Alunos inteligentes começam a preparação para o exame teórico compreendendo todos os requisitos importantes. Você também deveria fazer o mesmo.

1.     Determinando o plano de estudos e o formato do exame

Em primeiro lugar, eles examinam cuidadosamente todo o plano de estudos fornecido pelo instrutor ou instituição. Isso lhes dará uma ideia eficiente sobre o escopo do exame teórico. Para que possam mudar o foco apenas para os tópicos mais importantes.

Além disso, os alunos também determinam o formato do exame. Se eles têm que lidar com questões dissertativas, perguntas de resposta curta, Verdadeiro e Falso e muito mais.

Assim, em vez de estudar passivamente, eles primeiro entendem completamente todo o programa e formato do exame e depois iniciam os preparativos de acordo.

2.     Identifique os principais tópicos e ponderação

O título diz tudo. Nem todos os tópicos do programa são importantes, por isso a melhor abordagem é identificar e anotar todas as partes essenciais. Alunos inteligentes geralmente fazem a seleção do tema com base nos seguintes critérios:

·       Destaques do livro didático

·       Ênfase da palestra

·       Guias de estudo

Se possível, eles frequentemente consultam seus professores e até mesmo os mais velhos para determinar o peso de tópicos ou conceitos específicos.

3.     Revise artigos anteriores

Alunos inteligentes entendem que a maioria dos exames teóricos tem padrões. Isso aumenta as chances gerais de muitas perguntas aparecerem com frequência. Essa é a razão pela qual eles frequentemente revisam artigos anteriores.

Além disso, os trabalhos anteriores também fornecem uma ideia decente sobre a estrutura geral do exame, reduzindo, em última análise, a ansiedade.

Depois que os alunos inteligentes entendem os requisitos do exame, eles adotam as seguintes técnicas e estratégias.

Estratégias inteligentes que os alunos adotam para se preparar e passar nos exames teóricos

Aqui estão algumas das estratégias eficazes que os alunos inteligentes adaptam para se preparar e passar no exame teórico.

1.     Implementar leitura ativa

A leitura ativa é uma estratégia que envolve envolver-se com um texto com dedicação total e depois tomar as medidas necessárias para compreendê-lo e avaliá-lo. Com a ajuda desta técnica, alunos inteligentes destacam todos os pontos importantes do material acadêmico, o que acaba resultando em melhor retenção e compreensão do conhecimento.

Além disso, a leitura ativa também estimula suas habilidades de pensamento crítico. Isso pode ser realmente benéfico se você precisar responder a perguntas baseadas em aplicativos.

Vê-se também que os alunos utilizam outros métodos ou técnicas como SQ3R junto com a leitura ativa. SQ3R é basicamente um método de leitura nomeado devido aos seus cinco passos: Pesquisar, questionar, ler, recitar, e Análise.

Quando combinada com a leitura ativa, a eficácia do processo de preparação aumenta ainda mais – qual é o objetivo principal…certo?

2.     Técnica de anotações

Alunos inteligentes nunca subestimam a importância das anotações, especialmente quando se trata de preparação para exames teóricos.

Ao fazer anotações sobre tópicos, conceitos ou argumentos essenciais, eles garantem que seu cérebro não esteja divagando. Além disso, as notas facilitam um processamento mais profundo do material acadêmico. Isso contribui para aumentar a memória geral, pois eles interagem apenas com detalhes específicos.

Além disso, os alunos também dizem que as notas funcionam como um guia de estudo conciso para eles. Isso ocorre porque eliminam a necessidade de revisar manualmente todo o tópico ou capítulo.

Existem inúmeras ferramentas de anotações usadas para anotar informações importantes ou ideias relevantes para o exame teórico. No entanto, o mais eficaz e popular é Cornell – requer a organização da informação em três secções: Pontos-chave, notas, e um resumo.

3.     Resumindo em vez de uma leitura completa

Resumir é uma técnica amplamente utilizada que envolve condensar grandes pedaços de texto em um texto conciso, usando apenas pontos importantes. Alunos inteligentes também adotam essa estratégia para se preparar e passar no exame teórico.

Ao criar um resumo dos capítulos, eles se envolvem ativamente com os detalhes mais essenciais, em vez de lutar com dados desnecessários. Além disso, quando resumem as informações, é mais provável que elas fiquem presas na mente, resultando em melhor memória e compreensão.

O resumo pode ser feito manualmente ou por meio de ferramentas online. No entanto, os alunos inteligentes preferem usar ferramentas especializadas como Resumidor de IA e Resumidor de texto do Editpad. Essas ferramentas economizam tempo e esforço valiosos, ao mesmo tempo que condensam efetivamente o texto fornecido, sem alterar o contexto e a qualidade originais.

Desta forma, terão a oportunidade de cobrir rapidamente todos os detalhes essenciais do plano de estudos sem gastar tempo e esforço.

4.     Ensinando outros a reforçar a compreensão

Finalmente, estudantes inteligentes são frequentemente vistos ensinando seus colegas. Outros vêem isso como um ato generoso, o que é verdade. Mas isso também os ajuda a reforçar sua compreensão daquele tópico, capítulo ou assunto específico.

Ao ensinar outras pessoas, usam termos mais simples para uma compreensão eficaz; isso também os ajuda no longo prazo. Caso tenham dificuldade em orientar alguém sobre o tema, isso também lhes dá a ideia de que não estão totalmente preparados.

Então, é como se eles pudessem julgar sua preparação ensinando outras pessoas e então alterar sua abordagem de acordo para passar no exame.

Palavras Finais

A preparação e a aprovação no exame teórico exigem dedicação e também abordagem correta. Alunos inteligentes cumprem esses dois requisitos adequadamente. Eles primeiro entendem os requisitos do exame e implementam diferentes estratégias, ou seja, leitura ativa, anotações, etc., para impulsionar sua preparação.

Esperamos que você ache este blog valioso e interessante. Feliz aprendizado!

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.