Depois de meses de estudos e dedicação, chega o fim de semana de provas. Muitas pessoas tendem a relaxar e acreditar que o pior já passou, enquanto outras se tornam uma pilha de nervosismo. Mas tenha calma: A preparação nos dias finais também é importantíssima!
A última semana antes das provas ou do concurso é um momento de revisão e de relaxamento. Você precisa tratar bem o seu cérebro e o seu corpo. Quando nas condições corretas, episódios como “brancos” ou nervosismo exagerado passam a ser raros.
Devido à pandemia e à crise econômica, 2020 foi um ano com menos concursos públicos do que o normal. Isso torna a concorrência mais alta e faz da aprovação mais difícil. A preparação, portanto, torna-se indispensável.
Para te ajudar a superar o temido final de semana de provas, conversamos com especialistas e preparamos uma série de dicas excelentes. Não importa se você vai prestar o concurso público dos seus sonhos ou se finalmente chegou a sua vez de se arriscar no vestibular, elas têm tudo para fazerem da experiência mais simples e agradável!
1. Foque nas revisões
Especialistas em provas e concursos dizem que aprender novos assuntos na última semana é difícil. O cérebro precisa de apoio para relembrar tudo o que já foi estudado, e não de informações desconhecidas. Por isso, o indicado é que o foco seja na revisão.
Se você está à beira de uma semana de provas, organize um cronograma para revisar os assuntos principais que serão avaliados e garanta que tudo será refrescado na sua memória.
2. Tenha uma alimentação leve e saudável
Quando o final de semana de provas está chegando, ter uma alimentação pesada ou com poucos nutrientes é uma má ideia. O seu corpo pode reagir mal e te deixar na mão justamente quando o dia de mostrar seus conhecimentos chegar. Dores de estômago e diarreias podem ser terríveis no momento decisivo!
Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode também te deixar com sintomas como fadiga, indisposição e pouca memória. O ideal é buscar por alimentos que tenham substâncias boas para a memória e concentração.
Segundo o site oficial da marca de suplementos Sundt, as vitaminas B1, B3, B6, B12, C, D e E, além do selênio, são as melhores substâncias para a memória e a concentração.
3. Descanse e regule o seu sono
Chegar cansado na semana de provas pode ser um desastre. O ideal é aproveitar os últimos dias para regular o sono e deixar o corpo com energia para enfrentar a maratona.
É normal que o nervosismo cause insônia nos dias antes das provas. Você pode procurar por técnicas como meditação, acupuntura e reflexologia para tratá-la.
Procure também organizar seu relógio biológico: Durma e acorde nos mesmos horários que precisará fazer nos dias decisivos, acostumando seu corpo a estar plenamente alerta quando estiver fazendo as provas!
4. Relaxe
Por fim, o mais importante: Lembre-se que a última semana é o momento de descansar e agradar o seu cérebro! Relaxe e não se sinta culpado por assistir às suas séries preferidas, ouvir músicas ou simplesmente descansar!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor