Produzir conteúdo pela internet requer uma técnica apurada para passar as informações necessárias da melhor maneira possível. Um dos jeitos mais eficientes para isso é através dos cursos online, que por meio de plataformas especializadas possibilitam com que uma autoridade no assunto em específico consiga se comunicar claramente com o seu aluno por meio de vídeo (ao vivo ou não) ou texto.
Para ensinar na internet de forma eficiente, não há uma “receita de bolo” que faz tudo acontecer de maneira mecanizada. No entanto, mesmo sem existir uma fórmula exata, há alguns passos (a seguir) que o produtor de conteúdo possa seguir para engajar os seus clientes e assim maximizar a qualidade de seu curso online.
Defina o seu público
Antes de tudo, é fundamental definir qual a linguagem do seu público, para assim definir todas as estratégias de produção do conteúdo. Por exemplo, se sua audiência for jovem e voltada para o mundo dos games, naturalmente você precisa ser informal e com um toque humorístico na sua fala ou escrita.
Já um curso formal, voltado para o Direito, Medicina ou algum outro assunto do tipo, precisa ter um diálogo mais contido em que o produtor de conteúdo se encaixa com uma audiência madura.
Ao acertar exatamente no modo como você deve se comunicar com o seu público, o conteúdo exposto se torna natural aos olhos de quem está acompanhando o curso e isso pode gerar excelente feedback por parte dos alunos.
Invista no cenário e no áudio
Nunca se esqueça que, na posição de um produtor de conteúdo, você está como uma autoridade no assunto e que entende do que está falando ou escrevendo.
No caso de vídeos ministrados online para cursos, é fundamental passar uma imagem de profissionalismo e sucesso e uma das melhores maneiras para tal é através de um ótimo cenário e áudio adequado.
Quanto ao cenário, a montagem precisa se relacionar com o público-alvo. Se a sua audiência é informal, invista em quadros, acessórios e itens no geral que remetam ao assunto que você está falando — se o curso for sobre games, por exemplo, abuse dos jogos na decoração ao fundo do vídeo.
Já no áudio, o recomendado é sempre comprar um microfone de lapela confiável e com fio largo. Com esse produto, você consegue isolar o áudio externo muito bem e ainda pode gravar com uma distância considerável da câmera (caso necessário).
Atrele o seu conteúdo com credibilidade
É fundamental transmitir uma imagem de respeito e credibilidade para vender um curso online, pois dessa maneira os interessados em adquirir o produto se sentirão atraídos para tal.
Um grande exemplo de como associar a credibilidade a um curso online é o PokerLab. Com muito material sobre poker, neste curso há instrutores extremamente qualificados que associam as suas respectivas imagens ao conteúdo produzido. Um dos principais professores é Fabiano Kovalski, jogador vitorioso que já foi campeão mundial online.
Outro caso é o do chef Alex Atala, um dos maiores da profissão no Brasil. Referência de qualidade culinária, ele traz aulas online em que a sua imagem e credibilidade estão o tempo todo associadas com o produto.
Se você for uma pessoa iniciante no ramo, procure parcerias com pessoas mais graúdas na área que indicarão o seu produto e, consequentemente, atrelarão sua respectiva credibilidade com o conteúdo produzido.
Não desvalorize a edição
Muito importante e às vezes subvalorizado, a edição é fundamental para a qualidade do produto final — seja escrito em ou vídeo.
É comum o produtor de conteúdo que empreende em casa não ter as habilidades necessárias para editar o material feito, portanto, é sempre recomendado contratar profissionais especializados no assunto para o trabalho ser finalizado da melhor maneira possível.
Um conteúdo bem editado e com toques de cuidado dá credibilidade extra para o projeto e mostra que o dono do curso online zela por um material de qualidade para os seus clientes.
Pós-lançamento, foque no feedback dos usuários
Terminar um curso online e colocá-lo no mercado digital não significa o fim do trabalho. É fundamental o dono do material acompanhar de perto o feedback dos usuários, para assim aperfeiçoar o conteúdo posteriormente. Outra maneira de reagir ao feedback dos usuários é realizando pequenas atualizações no curso que são fundamentais para que o material seja constantemente melhorado e mais atrativo aos interessados no assunto.
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