Uma das carreiras mais brilhantes é a na área da arquitetura, que faz projetos de interiores residenciais, sendo uma profissão antiga e que possibilitou o progresso e avanço das grandes construções do mundo.
A arquitetura nada mais é que a disciplina que organiza e projeta espaços, principalmente internos, combinando técnicas e arte, onde a funcionalidade, anda de mãos dadas com a beleza nas edificações.
Se você sempre sonhou em trabalhar com áreas da construção civil, desenho técnico, artes e edificações, arquitetura é para você.
Veja como começar seus estudos e quais as áreas ligadas a Arquitetura que vão te levar ao sucesso. Confira.
Projetos de interiores residenciais: O que é Arquitetura e Urbanismo?
A arquitetura e urbanismo são áreas distintas que se complementam, onde uma projeta ambientes com a finalidade de ser um espaço habitável e agradável, além do foco na estética.
O urbanismo foca no ambiente tipicamente urbano, visando melhorias de infraestrutura para o local e entorno de uma ou várias edificações.
É um complemento do velho e do novo, pois a arquitetura é um termo antigo, datado da pré-história, segundo especialistas.
Estes profissionais acreditam que desde o período neolítico, quando o homem antigo começou a trabalhar com pedras e fazer esculturas, surgiam as primeiras cidades e moradias.
A partir daí, vemos no Oriente Médio e na Ásia Central, vestígios de antigas cidades com a construção de casas com tijolos crus, pedras e pequenas decorações.
No Egito, a arquitetura ganhou força com a criação das gigantescas pirâmides e as representações nas paredes, além de detalhes em pedra e nas tumbas dos faraós.
A arquitetura e urbanismo como projetos de interiores residenciais, se tornaram mais conhecidos e forte durante os 2 primeiros milênios na Grécia e em Roma, na Itália.
Nesses países, é possível encontrar o símbolo da arquitetura de maior qualidade quando se vê catedrais, antigas residências e locais públicos e políticos, além de estradas e pontes.
Hoje, a profissão de arquiteto visa criar espaços que se adequam a necessidade das pessoas, aproveitando bem os ambientes, criando móveis e materiais que ajudem na circulação, além de projetos de áreas exteriores.
Este é um campo que atualmente é bastante vasto e diversificado, com várias carreiras inseridas. Confira a seguir.
As profissões ligadas a Arquitetura e Urbanismo
A profissão da arquitetura e urbanismo de projetos de interiores residenciais, não se limitam apenas a essa carreira específica. Existem várias outras profissões atreladas a elas, como:
- Paisagista: O paisagista é um profissional que trabalha com projetos para espaços ao ar livre e que podem ser tanto privados como públicos.
Parques, praças e jardins, são os ambientes que este profissional é responsável.
Além delas, ele pode orientar e criar espaços abertos em ambientes internos, como por exemplo, ornamentando varandas e criando jardins de inverno.
Este é um profissional focado na sustentabilidade, buscando sempre agregar a natureza a vida urbana.
- Designer de Interiores: O designer de interiores faz a decoração de espaços internos e trabalha tornando o espaço mais harmônico.
Ele precisa se atentar para a iluminação do local, quais as melhores cores das paredes, da mobília e tudo seguindo o gosto dos clientes.
- Restaurador de Edifícios Históricos: Este profissional trabalha com a restauração de edifícios históricos e pode, inclusive, restaurar objetos de decoração.
Eles trabalham com o objetivo de garantir a integridade histórica do item ou imóvel, valorizando os pontos antigos que são importantes para o futuro.
- Especialista em Software de Design Arquitetônico: O especialista em software de design arquitetônico pode trabalhar em empresas voltadas a construção civil, trabalhando em projetos com uso de software de design arquitetônico.
Os softwares mais conhecidos do mercado são o AutoCAD, Revit e SketchUp.
Podem trabalhar, também, em lojas de móveis, fazendo o projeto de vários ambientes.
Além da formação em arquitetura ou design de interiores, o profissional pode ter formação em web design ou computação gráfica. Pode, também, trabalhar como consultores em empresas de software.
- Consultor de Sustentabilidade: O consultor de sustentabilidade é um aconselhador e projetista que desenvolve ideias e conceitos que visão a sustentabilidade.
Ele pode fazer a sugestão dos tipos de materiais de construção mais sustentáveis e quais as técnicas mais eficientes.
Cada uma das carreiras citadas que trabalham com projetos de interiores residenciais, possuem sua própria especialização e portanto, requer mais de uma habilidade e conhecimento.
A seguir, confira as principais atribuições, as formações mais importantes e salários.
Atribuições do arquiteto, formações, salário e como crescer na carreira
O arquiteto, como já falamos, trabalha em prol de satisfazer as necessidades dos clientes, transformando em realidade, levando em consideração tanto a estética quanto a estrutura.
O urbanista não faz os projetos de interiores residenciais, mas o planejamento de desenvolvimento de cidades, garantindo comunidades mais agradáveis e com melhor infraestrutura.
Para trabalhar nessa área generalista e que abrange as carreiras citadas no tópico anterior, o profissional deve ter graduação em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.
Para áreas como designer de interiores, é possível trabalhar na área com certificação técnica, assim como paisagista.
Para atuar como especialista em softwares arquitetônicos, o profissional pode tanto ter formação em arquitetura, como cursos técnicos e livres em designer gráfico, web design e programação.
O salário de um arquiteto iniciante é de R$ 6.302,00 e pode chegar a mais de R$ 11.000,00, dependendo da área que exerce, empresa, experiência e conhecimento.
Para crescer na carreira, o profissional deve continuar seus estudos e investindo sempre em conhecimento constantemente, buscando novas habilidades em cursos para aperfeiçoar seu trabalho.
Curso de Introdução a Arquitetura Sustentável
Os projetos de interiores residenciais são desenvolvidos através do arquiteto, profissional preparado para garantir a estética e segurança de uma obra.
Para se tornar em um profissional cada vez mais qualificado e consciente com o meio ambiente e a necessidade de fazer edificações que não ofereçam riscos a natureza, estude o curso Introdução a Arquitetura Sustentável.
Neste curso, o aluno aprenderá fatores históricos, sobre sustentabilidade, o desenvolvimento sustentável e muito mais.
Curso com carga horária de 10 horas e 7 aulas de estudo. 100% online e totalmente gratuito, com opção de certificado.
Estude em seu ritmo com qualidade e todos os recursos necessários a sua disposição. Matricule-se já!
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor