Todo mundo sabe que é útil saber inglês, alemão e francês. Mas não seria interessante dominar algo menos comum, mas não menos interessante?
Se os hieróglifos orientais descoberto no Egito ainda inspiram maravilhas da gente, que tal prestarmos atenção aos ocidentais que nos são um pouco mais familiares: comecemos pelo norueguês falado em Oslo e em outras cidades do país.
O que se sabe da história
A língua norueguesa vem do grupo escandinavo ocidental (ou nórdico antigo ocidental). Os povos das terras suecas, norueguesas e dinamarquesas falavam esse dialeto. Juntamente com os marinheiros dos países escandinavos, a língua “viajou” pelo mundo, e até algumas palavras penetraram na língua portuguesa. Esta foi a “idade de ouro” do norueguês, quando foi amplamente utilizado e mais popular. As primeiras inscrições rúnicas são encontradas a partir do século IV, e os primeiros manuscritos datam do século XII.
O nórdico antigo posteriormente se dividiu em dois ramos principais: o oriental (que se espalhou para a Suécia e a Islândia) e o ocidental (que era falado na Dinamarca e na Noruega).
O primeiro idioma da Noruega, é claro, é o norueguês. Também é dividido por composição em duas áreas principais: “bokmål” ou “bokmel” (anteriormente seu nome soava como “riksmol”) e “nynorsk” ou “nynorsk” (anteriormente chamado de “lansmol”).
Nos últimos anos, tem havido muita conversa sobre a união de todas as direções em uma língua oficial comum da Noruega – “Samnorsk”. Mas o projeto nunca foi destinado a ser realizado – foi fechado em 2002.
Há boas notícias para os falantes de inglês. Aqui, quase todos os moradores da Noruega falam bem inglês, e você será bem compreendido.
O que se sabe sobre dialetos e advérbios
Que língua é falada na Noruega? Bokmål é a forma mais comum de comunicação. É um dialeto literário e é usado em livros. É também reconhecida como a mais “clássica”, é propriedade e utilizada por cerca de 80% da população total. A base para a criação de “bokmål” foi a carta dinamarquesa. Ao mesmo tempo, a fala dinamarquesa influenciou significativamente a língua norueguesa, dando-lhe características próprias. Aconteceu numa época em que o país fazia parte do reino dinamarquês (e isso tem mais de 400 anos!). Portanto, não é de surpreender que o norueguês e o dinamarquês tenham muitas semelhanças até hoje.
A própria linguagem também pode surpreender. Não há regras claras para pronúncia e leitura – qualquer norueguês pode ler e pronunciar palavras conforme seu dialeto ditar. Mesmo no nível oficial e na mídia, isso é aceitável. O que, de certa forma, complica bastante a vida dos próprios noruegueses, que às vezes não estão entendendo nada do que seus vizinhos que moram em outra região do país estão falando.
O Nynorshk é um fenômeno moderno que surgiu no século 19. É apenas uma tentativa de unir todos os dialetos e, trazendo-os para um sistema comum, criar uma língua comum para toda a Noruega.
O que se sabe sobre o alfabeto
O alfabeto norueguês é composto por 29 letras. Teremos que nos familiarizar com mais alguns novos – por exemplo, os noruegueses emprestaram a engraçada letra “å” dos suecos.
O que se sabe sobre gramática
Em termos gramaticais, as línguas escandinavas são notavelmente diferentes do grupo eslavo, então quem decidir aprender do zero terá que se esforçar e prestar muita atenção a esse aspecto.
Como em inglês ou alemão – aqui encontraremos artigos. Felizmente (ao contrário do mesmo alemão) existem apenas três deles em norueguês – para feminino, masculino e neutro.
Não será tão difícil entender a sintaxe. Os verbos não mudam, as partículas adicionam significado a eles. Há muito menos tempos verbais do que em inglês ou alemão – também não deve haver dificuldades com eles.
Existem várias diferenças que você precisa aprender e lembrar. Por exemplo, um dos principais é o artigo pós-positivo. Estamos acostumados com o fato de o artigo ser colocado antes da palavra, mas no grupo escandinavo estamos esperando por artigos que seguirão a palavra.
O que se sabe sobre fonética
A pronúncia norueguesa correta é caracterizada por sons curtos e longos.
Muita atenção é dada ao tom e o estresse dinâmico está sempre presente – um som semelhante pode ser encontrado entre os suecos.
O tom é importante porque muitas palavras em norueguês terão significados diferentes se forem pronunciadas com a entonação correta. Mais de 3.000 palavras possuem composição fonêmica consonantal, o que torna necessário dominar os tons de voz corretos.
Existem dois indicadores principais de significado:
- elevando o tom;
- baixando o tom na sílaba tônica, mas elevando-o em todas as outras.
Convencionalmente, a primeira opção é mais frequentemente aplicável a palavras monossilábicas e a segunda – a polissilábicas, mas essa regra não funciona para todas as palavras, mas para cerca de metade de todo o vocabulário norueguês.
Portanto, ao começar a ensinar, preste bastante atenção não apenas à gramática, mas também à fonética – ouvir e falar.
O que considerar ao estudar
- A variedade de recursos indica que é melhor para um iniciante ter aulas de norueguês (pelo menos pela primeira vez, para entender tudo corretamente).
- O primeiro passo deve ser a escolha da língua escrita que você pretende aprender (lembre-se que existem direções principais e suas diferenças). Tentar aprender todos os formatos de escrita ao mesmo tempo causará confusão e acabará sendo perda de tempo e não trará o conhecimento desejado. Não tenha pressa, faça tudo em seu tempo, para fazer em ordem.
- Para trabalhar a pronúncia, tente pegar materiais que sejam mais fáceis de perceber de ouvido e mais fáceis de assimilar. Conte com as recomendações de um professor ou tutor para que você não pegue tudo de uma vez – você corre o risco de cair na mesma situação que com o norueguês escrito.
- Não exclua o sistema “escola clássica”: estude palavras e frases, obtenha um dicionário onde você registrará sua tradução e transcrição. Combine essa abordagem com uma interativa: use aplicativos de aprendizado, converse em clubes de conversação e online com falantes nativos, participe de eventos temáticos e principalmente viaje até a Noruega.
Alguma vez você já quis aprender norueguês? Não demore até amanhã e comece agora a surpreender a todos com um belo discurso escandinavo muito em breve.
Para mais dicas sobre a Noruega e outros países escandinavos acesse Elizabeth Werneck
Sobre o Autor
0 Comentários