Em várias passagens da Bíblia, é nítido como os patriarcas da fé tiveram que usar sua inteligência emocional para lidar com as adversidades.
José foi traído por seus irmãos e feito escravo no Egito, e mesmo que isso tenha culminado em sua ascensão ao governo daquele país décadas depois, ele passou por muita dificuldade que poderiam levá-lo a desistir de seu propósito (Gênesis 41).
Elias era um profeta muito famoso em seu tempo, com grande poderio de Deus e temido por reis, mas com apenas a palavra de uma rainha má, Elias ficou temeroso e fugiu para não morrer (I Reis 19).
Os dois exemplos mostram como a inteligência emocional é vital para nos dar coragem e como a falta dela pode tirar até mesmo a nossa fé quando mais precisamos crer.
José conseguiu passar pela escravidão, pela prisão e se tornou governador egípcio e Elias foi encorajado por Deus a não desistir e continuar sua caminhada profética cumprindo seu propósito.
A Teologia, estudo sobre Deus ou divindades, tem uma aplicação específica para a Inteligência focada nas emoções e hoje falaremos sobre ela para vida de cristãos e pessoas de fé. Confira.
O que é a Teologia Aplicada a Inteligência Emocional?
Teologia é o estudo de Deus, seus atributos e como o homem se relaciona com a fé. Apesar de ser mais conhecida como um estudo tipicamente cristão, a teologia pode ser utilizada para estudo de qualquer religião e divindade.
O cristianismo é uma religião que tem como base a crença em Jesus Cristo, divindade que se fez humano para pregar a salvação da humanidade.
Esta religião acabou difundindo a teologia com mais enfase e por isso o termo teologia é geralmente associado ao cristianismo, porém, todas as religiões podem fazer uso deste termo e estudo em sua fé e divindades que crê.
Por ser o mais conhecido, a teologia cristã é o foco deste artigo, visando sua aplicação na inteligência emocional.
Antes de entender como ambas funcionam juntas, é preciso entender o que é a inteligência emocional.
A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo reconhecer suas próprias emoções, sentimentos e saber como lidar com eles.
O termo e estudo, foram conceituados pelo famoso psicólogo e escritor Daniel Goleman.
Ele desta que o autoconhecimento é vital para o controle das emoções e pessoas emocionalmente fortes, são firmes, empáticas e motivadas, lidando e agindo com maturidade em situações difíceis ou conflituosas.
Uma pessoa inteligente emocionalmente, consegue identificar quais as emoções estão latentes e controla de modo racional e maduro, não dando margem para sentimentalismos ou destemperos.
Muito se fala na inteligência emocional no trabalho, uma das áreas que mais se necessita de controle emocional para lidar com dificuldades e pessoas de inúmeros comportamentos e personalidades.
Mas ela pode ser utilizada em qualquer contexto e área da vida, inclusive no âmbito espiritual e religioso. Para entender como, veja o próximo tópico.
Líderes emocionalmente abalados: A importância da inteligência emocional na vida de líderes religiosos
Quando se fala na Teologia Aplicada a Inteligência Emocional, é fundamental entender o porquê ela tem se tornado cada vez mais importante atualmente.
Em 2015, uma pesquisa americana com 1.500 pastores mostrou que 48% deles afirmaram estarem desgastados emocionalmente com o ministério pastoral.
Em um estudo mais recente, afirmou que 56% dos pastores tem depressão e 65% afirmam se sentir solitários. 1 em cada 3 líderes pastorais sofrerá de esgotamento emocional.
Esses dados assustadores, mostram como a vida ministerial de um pastor sério pode ser complexa e que estes não estão livres de passar por doenças e transtornos emocionais.
Aconselhamento, intermediação de conflitos de famílias, casais e entres membros, além de preparar o sermão semanal, visitas, ter o cuidado com sua vida secular e ainda cuidar da própria família, são alguns pontos que um pastor deve se preocupar.
Fora isso, estar atento as finanças da igreja, as necessidades dos membros em situações difíceis de saúde e dinheiro, também fazem parte do papel do pastor.
Um pastor com boa inteligência emocional, ainda que seja atingido por muitas obrigações, consegue separar tanto seu tempo como seu controle diante de tais adversidades.
Para isso, ele precisa fortalecer suas emoções, mas como? No próximo tópico veremos essa resposta.
Como desenvolver e fortalecer a inteligência emocional na vida espiritual
- Faça tudo aquilo que está a seu alcance. Não vá além
Às vezes, uma das grandes dificuldades dos líderes é conseguir dizer não, ou fazer algo até determinado ponto.
Ouça seu corpo, conserve sua saúde e observe seus limites. Ir além do que está a seu alcance pode custar caro. Deixe o impossível nas mãos divinas e faça apenas aquilo que é possível.
- Em meio a conflitos, seja sábio e firme, mas evite problemas desnecessários
A Bíblia diz em I Tiago 1:19 que devemos ser prontos para ouvir, tardios em falar e ainda mais tardios em ficarmos irados.
Essa lição mostra uma grande base de inteligência emocional, pois mostra o controle em saber ouvir e falar apenas quando necessário, evitando intrigas.
Portanto, você que é líder espiritual, tenha uma personalidade pacífica, mas firme, que mostre a autoridade e respeito que devem zelar por você.
- Busque ajuda de um psicólogo profissional
E quando as coisas apertarem dentro de você, não hesite em buscar ajuda psicológica.
Os psicólogos são profissionais neutros que não impõem fé ou visão religiosa, mas foca no desenvolvimento da inteligência emocional.
É possível desenvolvê-la e diante de adversidades próprias do ministério, o psicólogo pode ser fundamental para ajudá-lo nesse processo.
Curso de Teologia Aplicada a Inteligência Emocional
A inteligência emocional é fundamental para uma vida mais racional, pé no chão e com menos atitudes emocionais que podem comprometer nosso julgamento, visão e forma como lidamos com os problemas na vida.
O líder espiritual cristão, passa por muitos desafios enquanto ministro e precisa saber como controlar suas emoções diante de inúmeras situações.
Para ajudá-lo, o curso de Teologia Aplicada a Inteligência Emocional é perfeito para desenvolver emoções mais maduras no âmbito espiritual.
O curso possui aulas como controle das influências das emoções no comportamento, competência emocional, limitadores das mudanças e muito mais.
Curso 100% online e gratuito, perfeito para seu crescimento tanto pessoal como profissional.
Com opção de certificado válido e aceito em todo país, obtenha complementação profissional em teologia. Estude e se qualifique para vida. Matricule-se já.
Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor