
Importante e eficiente para muitos casais em crise, a terapia de casal é uma abordagem terapêutica que visa auxiliar casais em conflitos ou que desejam melhorar o relacionamento.
O casamento é fundamental para o início e manutenção de uma família, porém, durante os anos de relacionamento, é comum haver conflitos e crises momentâneas que podem e devem ser superadas para a continuidade da união.
Mas existem situações que tornam o relacionamento desafiador e quando ambos querem superar esses desafios, a terapia de casal é a solução ideal.
Neste artigo, conheça como funciona a Terapia voltada para casais, os tipos de abordagens mais utilizadas e dicas para vencerem as lutas diárias juntos e melhorarem o relacionamento. Confira.
Terapia de Casal: O que é e como funciona?
A terapia de casal é uma abordagem da psicoterapia que visa auxiliar casais que estejam com problemas matrimoniais ou desejam melhorar sua comunicação como casal.
Antigamente, os aconselhamentos de casais eram raros e quando eram feitos, geralmente padres e pastores eram os orientadores e o foco geralmente era da terapia familiar como um todo.
Com o tempo, os aconselhamentos se tornaram mais profundos e com abordagem terapêutica de um psicólogo ou psiquiatra.
Hoje, a grande maioria dos psicólogos são capacitados para auxiliar e dialogar com casais, de modo a ajudá-los a atingir seus objetivos de vida e conquistar um casamento de qualidade.
A Terapia de casal é fundamental para casais que querem fazer o casamento dar certo e até mesmo para aqueles que estejam confusos e desejam tentar salvar o casamento.
Segundo o IBGE, em 2022, para cada 2 casamentos, 1 terminou em divórcio. Os dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que em 2022 houve 970 mil casamentos, porém no mesmo período, aconteceu 420 mil divórcios, aumento de 8,6% em relação a 2021.
Os números são preocupantes e podem ser mudados através de diálogo e quando os dois desejam resolver suas diferenças em prol de um casamento melhor.
Mas afinal, quando um casal realmente precisa de terapia? Todo casal, até os mais felizes e em lua de mel devem fazer? Confira as respostas a seguir.
Quando um casal deve procurar ajuda de uma terapia de casal?
Em geral, a terapia de casal é indicada para casais que estejam passando dificuldades no relacionamento, como crises e discórdias conjugais onde ambos pretendem continuar, porém não sabem o que fazer para consertar o matrimônio.
Apesar de menos comum, a terapia para casais também é uma ótima alternativa para aqueles que estão bem, mas desejam fortalecer a união.
A terapia auxilia na identificação de problemas que interferem na relação e não somente no relacionamento conjugal, mas em situações do casamento que afetam os dois como a educação dos filhos e problemas financeiros.
A terapia de casal deve ser uma escolha de ambos, ou seja, os dois precisam querer, ter o mesmo objetivo de ajustar o casamento, pois as sessões de terapia são feitas juntos com um profissional em psicologia.
As sessões não possuem um número limitado, mas dependendo da abordagem utilizada, pode levar cerca de 12 sessões. As queixas mais comuns nas sessões de terapia de casais, são:
- Distanciamento;
- Adultério e falta de confiança;
- Ressentimentos e mágoas;
- Falta de comunicação;
- Brigas com familiares;
- Problemas sexuais;
- Tarefas não divididas ou um dos dois sobrecarregado;
- Uso exagerado do celular;
- Dificuldades financeiras entre outras.
Através de técnicas e estudos científicos e na terapia comportamental integrativa, o psicólogo auxilia na comunicação do casal e gerencia os conflitos existentes.
E os benefícios da terapia de casal são inúmeros, como a melhoria da comunicação do casal, mais compreensão das necessidades de um e do outro, gerenciamento das expectativas que ambos têm no outro.
O casamento fica mais leve, flexível, o casal fica mais tolerante e se respeitam mais, além de um relacionamento mais forte e saudável.
A terapia de casal é capaz de salvar os casamentos mais desafiadores e garantir uma união mais madura e duradoura. Confira algumas dicas para tornar a terapia de casal ainda mais eficaz no relacionamento matrimonial. Veja a seguir.
3 dicas para melhorar e restaurar o casamento (quando for possível)
Todo casamento pode ser salvo, desde que ambos estejam com a mesma intenção de fazer dar certo, porém isso não é tão simples, pois cada um terá que abrir mão de seu orgulho e ceder um pouco para ajustar a relação.
Para esses ajustes, muitas vezes é preciso de auxílio terapêutico e um pouco de paciência e diálogo. Veja algumas dicas para melhorar a relação e restaurar seu casamento, quando possível:
- Todo casamento tem jeito, desde que ambos queiram consertá-lo
Casamento é feito por duas pessoas e os dois precisam fazer cada um a sua parte para que ele funcione. É como um barco com 2 remos e se um parar, provavelmente o outro não conseguirá sozinho e não irão sair do lugar.
Mesmo relacionamentos onde houve traições, se os dois estiverem dispostos a se perdoarem e fazer a reconciliação, é possível restaurar.
Nesses casos mais complexos, a terapia de casal é fundamental para ajudá-los a curar as feridas e orientar quais os passos a serem dados para a união funcionar dali para frente.
- Casamento não vive só de amor
Geralmente ouvimos que casamento só precisa de amor para sobreviver, mas não é bem assim. O amor é a base, mas existem outros pontos fundamentais para um relacionamento dar certo como o sexo, diálogo, respeito e perdão.
Esses 4 pontos são essenciais em qualquer relacionamento, pois sem eles o casamento se torna uma conveniência de amigos ou conhecidos, e sua durabilidade fica ameaçada.
- Cuidado com a rotina
A rotina é uma das coisas mais comuns no casamento e totalmente normal, já que depois que passa o período da paixão, o relacionamento passa por um amadurecimento e a rotina faz parte desse processo.
O problema é quando o casal nunca faz nada de novo e deixa a rotina tomar conta, sem conversas, deixando o relacionamento sexual de lado, além de acumular mágoas e falta de respeito e desse jeito, o amor vai minando até não existir mais.
Por isso a terapia de casal é tão importante, pois ajuda a ajustar essas brechas na relação, colocando tudo no devido lugar e fazendo o casamento ter um novo sentido como antes. Veja a seguir onde aprender sobre o assunto.
Terapia de casal
O casamento é uma via de mão dupla e desafiador, onde para dar certo, ambos precisam caminhar juntos em prol do mesmo objetivo.
Para entender melhor seu cônjuge ou se especializar nesse nicho como profissional em psicologia, o curso Terapia de casal dá o entendimento correto de como guiar uma sessão entre um casal.
São 34 aulas com carga horária de 30 horas e nível básico sobre diferenças reconciliáveis, a intimidade na cama e na vida, consciência e responsabilidade afetiva e muito mais!
Aprenda mais com cursos 100% online, gratuito e com opção de certificado. Matricule-se já!

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.
Sobre o Autor