Este curso online ensinará tudo o que você precisa saber sobre a Lei Brasileira que trata de lesões corporais. Não perca mais tempo. Faça sua matrícula!
Carga Horária de 40 horas
Observação importante: A carga horária informada é
composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de
horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado
Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;
- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.
- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.
Por isso você estuda primeiro e caso goste do curso e queira o certificado você pode adquirir o certificado pagando apenas R$45,90.
Ao solicitar seu Certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.
Saiba quais são as leis sobre lesões corporais
No Brasil, as leis sobre lesões corporais são reguladas pelo Código Penal. No entanto, é importante ressaltar que as normas jurídicas não se aplicam apenas aos crimes cometidos contra o corpo humano, mas também àqueles cometidos contra o patrimônio.
As leis sobre lesões corporais visam proteger o indivíduo de atos ilícitos que possam causar danos à sua integridade física ou à sua saúde. No entanto, é importante ressaltar que essas normas jurídicas não se aplicam apenas aos crimes cometidos contra o corpo humano, mas também àqueles cometidos contra o patrimônio.
Neste curso, você vai aprender mais sobre as leis que regulam as lesões corporais no Brasil e quais são os principais tipos de delitos previstos no Código Penal.
O que são lesões corporais?
Lesões corporais são ferimentos ou danos ao corpo de uma pessoa. Esses danos podem ser causados por um acidente, violência ou outra forma de agressão. Lesões corporais podem afetar qualquer parte do corpo, incluindo a cabeça, o rosto, o pescoço, as costas, os braços e as pernas. Lesões corporais podem ser leves, como um arranhão ou um hematoma, ou podem ser graves, como uma fratura ou uma concussão. Lesões mais graves podem levar à morte.
Quais são as diferentes formas de lesões corporais?
As lesões corporais podem ser divididas em quatro grandes categorias: contusões, lacerações, fraturas e queimaduras. Cada uma dessas categorias pode ser subdividida em vários tipos de lesões mais específicas.
Contusões são o tipo de lesão mais comum e geralmente ocorrem quando alguém é atingido por um objeto pesado ou se choca contra uma superfície dura. Elas podem causar inchaço, hematomas (manchas roxas na pele) e dor. As contusões mais graves podem causar a perda de sensibilidade na área afetada e até mesmo paralisia temporária.
Lacerações são feridas que penetram na pele e podem causar sangramento abundante. Elas geralmente ocorrem quando alguém é atingido por um objeto afiado, como um pedaço de vidro ou uma lâmina. Lacerações graves podem atingir tendões, músculos ou outros tecidos internos e precisam ser tratadas imediatamente por um médico.
Fraturas são os tipos de lesões que envolvem a ruptura dos ossos. Elas podem ser causadas por acidentes, quedas ou outros impactos diretos sobre os ossos. Fraturas leves geralmente não requerem tratamento especializado, mas as fraturas graves podem necessitar de cirurgia para corrigir a posição dos ossos afetados.
Queimaduras são outro tipo de lesão que pode ser extremamente grave, especialmente se forem causadas por produtos químicos ou pelo contato com fogo ou outras fontes extremamente quentes. Queimaduras leves geralmente causam apenas vermelhidão e dor na área afetada, enquanto que as queimaduras graves podem resultar em necrose (morte) dos tecidos, escurecimento da pele e até mesmo choque devido à perda excessiva de fluidos corporais.
Lesões corporais graves
Lesões corporais graves são aquelas que causam danos físicos permanentes, incapacitantes ou potencialmente fatais. Elas podem ser causadas por acidentes, violência ou outras formas mal-intencionadas, ou negligência. Lesões corporais graves podem resultar em danos aos órgãos internos, à coluna vertebral, ao cérebro e à medula espinhal. Muitas vezes, as vítimas de lesões corporais graves também sofrem de sequelas permanentes, como dor crônica, incapacidade de realizar tarefas básicas e até mesmo depressão.
No Brasil, a Lei nº 8.078/(Código de Defesa do Consumidor) é a principal legislação que trata da proteção dos direitos dos consumidores. Dentre os seus dispositivos, o artigo dispõe sobre os direitos básicos do consumidor, sendo um deles o direito à proteção da saúde e da segurança. Assim sendo, as empresas que prestam serviços devem adotar medidas para prevenir acidentes e garantir a segurança dos consumidores. Quando houver uma lesão corporal grave decorrente da prestação de um serviço defeituoso ou não conforme o contratado, a vítima poderá exigir indenização por danos materiais (gastos com tratamento médico e hospitalar), morais (dor e sofrimento) e estéticos (sequelas físicas).
Além do Código de Defesa do Consumidor, existem outras leis específicas que regulamentam situações específicas envolvendo lesões corporais graves. A Lei nº 9.455/dispõe sobre crimes hediondos e assemelhados, tipificando como tal aqueles cometidos contra a vida (homicídio), contra a liberdade sexual (estupro) e contra o patrimônio (roubo seguido de morte). Esses crimes são considerados mais graves devido à natureza brutal dos atos cometidos e às suas consequências para as vítimas e para a sociedade como um todo. A pena prevista para esses crimes é mais severa que a prevista para outros crimes cometidos com menor gravidade.
A Lei nº 10.406/(Código Civil) também trata especificamente da responsabilidade civil por lesões corporais graves. O artigo do Código Civil estabelece que "aquele que, por ato ilícito (contrário à lei), causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo". A responsabilidade civil é uma forma de indenização pelo dano causado por um ato ilícito praticado por uma pessoa física ou jurídica (empresa). No caso das lesões corporais graves decorrentes da prestação defeituosa de um serviço ou produto oferecido pelo fornecedor/empresa, este será responsável pelos danos causados à vítima – inclusive os danos materiais (gastos com tratamentos), morais (dor e sofrimento) e estéticos (Sequelas física).
Lesões corporais leves
Lesões corporais leves são aquelas que não afetam os órgãos vitais e não causam danos permanentes. A maioria das lesões corporais leves pode ser tratada em casa com repouso, gelo e compressão. No entanto, algumas lesões corporais leves podem requerer atendimento médico.
As lesões mais comuns que podem ser consideradas leves incluem:
Entorses: uma entorse é uma lesão nos ligamentos, que são as estruturas que conectam os ossos. Uma entorse pode ocorrer quando se move de forma errada ou se coloca muita pressão em um ligamento. Sintomas de uma entorse incluem inchaço, dor e vermelhidão na área afetada.
Contusões: uma contusão é uma lesão nos tecidos moles do corpo, como a pele, os músculos ou os tendões. A contusão geralmente ocorre quando algo bate contra o corpo com força, causando a ruptura dos tecidos. Sintomas de uma contusão incluem inchaço, dor e hematomas (manchas roxas na pele).
Espasmos musculares: um espasmo muscular é uma contração involuntária e repentina de um músculo ou grupo muscular. Espasmos musculares podem ser causados por movimentos bruscos, fadiga muscular ou estresse. Sintomas de um espasmo muscular incluem dor aguda no músculo afetado e sensibilidade à palpação.
Lesões Corporais em crianças e adolescentes
As lesões corporais são a principal causa de morte em crianças e adolescentes no Brasil. A legislação brasileira prevê algumas formas de proteção às crianças e adolescentes contra as lesões corporais. A Lei nº 8069 conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é a principal norma que regulamenta essa questão.
De acordo com o ECA, é proibido qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, seja física, psicológica ou moral. A lei também estabelece que os pais ou responsáveis são obrigados a zelar pelo bem-estar e proteger os jovens de todo tipo de perigo.
Além do ECA, existem outras leis específicas que tratam das lesões corporais contra crianças e adolescentes. A Lei nº 12015/por exemplo, determina que é crime agredir uma criança ou um adolescente com violência física ou psicológica. Já a Lei nº 13146 instituiu a obrigatoriedade do registro das agressões contra menores de idade nos Conselhos Tutelares.
Para garantir a proteção das crianças e dos adolescentes contra as lesões corporais, é importante denunciar qualquer caso de violência. A denúncia pode ser feita diretamente nos Conselhos Tutelares ou na Delegacia Especializada em Atendimento à Criança e ao Adolescente (DECA).
Por que fazer o curso sobre a Lei sobre Lesão Corporal?
O curso sobre a Lei de Lesões Corporais oferece aos participantes uma compreensão mais aprofundada da lei e dos seus objetivos. Além disso, o curso também ensina os participantes como identificar e documentar um acidente, bem como quais são os procedimentos legais que devem ser seguidos após um acidente.
Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é
capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você
quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com
aquele resultado
O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um
carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua
orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.
Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de
maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados
são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.
Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a
aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.
A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 45,90 /por
curso.
Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos
cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de
conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa,
candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares
na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga,
entre outras possibilidades.
Perguntas frequentes
Por que estudar na Unova Cursos
Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!
Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.
Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.
Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.
A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.
Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.
Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.
Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 45,90.
Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.
No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.
Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.
Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes.
A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.
Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.
Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.
O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.
Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.
Saiba o que os contratantes mais desejam
(Vamos enviar apenas e-mails relevantes e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento)
Ricardo Ferreira Rodrigues
Perfeito !!!!!! meus parabéns.